28 de julho de 2013

DIY: Como faço minhas caixinhas, potinhos, gavetinhas a afins...

Olá Belas, como estão? Hoje trago para vocês um post do famoso quadro - FAÇA VOCÊ MESMA - que rola por ai pela blogesfera... Quando iniciamos o blog (eu e as meninas, bem antigamente éramos três, agora estou só, o dó!!!!) exatamente a seis meses atrás, comprei umas caixinhas de MDF para fazer a Beauté Box do Blog (Que voltará em breve meninas) e como suspendemos o sorteio ela ficou parada dentro do armário.

A algum tempinho atrás comprei um quadrado com repartições e sem tampa que mostrei aqui para organizar meus pincéis e a pouco tempo comprei também estes 3 potinhos para guardar algodão, hastes flexíveis e band-aid e esta gaveta organizadora. ( A caixinha roxa já pronta é a mesma que vou mostrar no passo a passo abaixo).
Minhas Caixinhas.


Explicando: Até o ano passado meninas eu morava com o namorido e tinha meu cantinho, depois que decidimos "voltar" para casa dos pais e juntar para termos nossa própria casa perdi meu "espaço" dai tenho que me readaptar. O Quarto que antes eu tinha não tenho mais, então imaginem que o que me restou foram algumas partes no armário, na realidade três partes. Mas eu não ligo o que me importa é estar bem e caminhando para uma de minhas realizações pessoais que já estão muito mais próximas, hehe...
Lembro que no post de comprinhas eu disse que ia mostrar em um passo a passo tudo o que uso para fazer e como ficam no fim do processo, então vamos conferir?

Toda a tranqueira que uso (rs).


Antes de começar todo o processo eu sempre passo um pano úmido em todas as caixinhas, isso evita que poeiras, linhas, pedrinhas ou qualquer outro objeto presente no MDF saia e não risque minha pintura.

1° Passo -  Uso uma tinta branca própria para pintura de MDF para "queimar" a caixinha, vejo muito por ai as meninas pintarem de qualquer forma a primeira demão de tinta, mas não gosto de deixar as coisas "feias" de se ver mesmo que não influencie muito no processo. Uso um pincél de cerdas compridas e não muito moles o meu é o: ... Passo a 1° camada e espero secar bem, depois de seca uso a lixa em toda a peça.



Pincel usado: Tigre n°183 24 Orelha de boi (Macio) 

2° Passo - Depois da peça já lixada é hora da segunda demão de tinta branca, agora o cuidado é um pouco maior, pois depois da aplicação é necessário que se use o rolinho para uniformizar a tinta e evitar os riscos. Espero secar e utilizo a lixa novamente. Finalizado este processo, uso um pano agora seco para remover a poeira deixada pela lixa e para deixar a peça lisa.


Usei o rolinho da Atlas em todas as pinturas

3° Passo - Hora da cor, escolha uma de sua preferência e tenha muito mais cuidado com a pintura em si da caixa. Minhas cores escolhidas foram ... e .... A cor ... usarei na caixa maior e na menor e a cor ... usarei nos potinhos, caixa com repartições e a gaveta. Quando entramos com a cor na peça não podemos mais usar a lixa, então a pintura tem que ser bem mais minuciosa e bem feita, o uso do rolinho é importantíssimo pois é ele quem vai espalhar a cor deixando-a no mesmo tom e vai nos ajudar a manter o peça uniforme.





4° Passo - Deixe secar bem a 1° demão de cor e volte com a segunda obedecendo os passos que foram usados na primeira etapa da coloração (nesta segunda etapa eu costumo pintar no sentido contrário que pintei na primeira demão de tinta, isso ajuda a tapar alguns pontinhos que por algum motivo não receberam coloração). Neste momento a peça esta apenas com algumas falhas na pintura (alguns riscos mais claros) sendo necessário uma 3° demão de tinta para finalizar deixando-a por igual e muito bem coberta. Tome cuidado com os cantinhos e as bordas da caixa ou do objeto que esteja sendo pintado para não esquecer nenhum detalhe e no final perceber que o acabamento não ficou bem feito.

Segunda demão de tinta (caixinha pequena), Terceira demão de tinta (caixinha maior).

5° Passo - Já vi também por ai aplicarem o verniz antes da ornamentação da peça, eu costumo fazer da seguinte forma: Se vou aplicar o adesivo coloco ele primeiro e não passo o verniz em cima, pois o papel tende a "molhar" e estragar o desenho, se uso o glitter não passo verniz onde ele for aplicado, os pontos do glitter agarram no pincel e se espalham na caixa impossibilitando a retirada após a aplicação. Agora se eu for usar um papel (guardanapo colorido ou ornamentado) em toda a caixa é necessário que após a coloração aplique-se a cola branca e assente o papel em cima com cuidado para a não formação de bolhas, recomendo ir colando devagar e passar um pano por cima da parte já colada para evitar que fique com ar, grumos ou empelotado, nos cantos passe lixa nas bordas o acabamento fica perfeito, desde que sua caixa esteja pintada e o papel tenha a mesma coloração ou parecida. Neste caso pode-se passar o verniz sem medo. Existem dois tipos de verniz o fosco e o brilhoso, para caixas mais sofisticadas prefiro usar o fosco, para todos os outros o brilhoso faz um efeito bem legal.

Caixinha mais ou menos pronta. Coloquei somente o adesivo no final da caixinha, porem ainda vou terminá-la, quando estiver totalmente pronta posto a foto. Coloquei também o detalhe do adesivo, como eu disse, não aplico o verniz por cima, então apliquei em toda a peça primeiro.


Importante: É de suma importância usar o verniz em tidas as peças que for fazer seja ele fosco ou brilhoso. É o verniz que irá conservar, impermeabilizar e dar o acabamento final a sua arte e decoração.

Lembrando: Que repetirei o mesmo processo para todas as outras caixinhas que ainda estão em construção. Assim que estiverem terminadas postarei a foto para vocês.

É isso meninas, espero que tenham gostado do post e aguardo todas vocês nos próximos.

O que acharam?
Bjokas
Leca
Comunidade da Beleza.

36 comentários:

  1. Leca eu não consigo usar o rolinho depois que eu pinto, faz bolinhas, ele tira o risco do pincel, mas faz um monte de "furinhos", pq será?

    Adorei a caixa ficou um mimo.

    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amiga, usar o rolinho é tão simples, é só passar no sentido contrário, depois que seca não ficam bolhas ou furinhos não, a pintura fica perfeita. Ahhh obrigada!!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  2. São lindahssss !!!
    http://www.juliafischer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mirella, obrigada lindona!!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  3. São lindas !!!
    http://www.juliafischer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha linda, muito obrigada novamente viu!!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  4. Adooro, muito legal tudo organizadinho! amei!
    vem ver os posts da semana! unha da semana, receitinha do dia e make inspiração feita pela Tais! bjo
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiii Ci, eu procuro organizar minha coisinhas, já não tenho muito espaço né, dai me viro como dá!!! Fui lá visitar o blog e amei a make que fizeram na sua irmã, ficou lindaaa!!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  5. Oii linda curti sua fanpage, se quiser retribuir agradeço: https://www.facebook.com/ConversaDeMusa

    Quanto ao post digo q ameeeeei, adoro artesanato e vivo fazendo essas coisinhas em casa haha adoro, acho uma terapia. Adorei seu blog viu, curtindo sua pág ficarei ligadinha nos seus posts, super bjux flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii lindona, muito obrigada por curtir a fanpage, claro que retribuirei sua gentileza! Fico muito feliz que tenha gostado das caixinhas, também gosto muito de artesanato, mas não sou boa nos outros tipos e você falou e disse, é uma terapia mesmo. Agradeço imensamente sua participação e visita aqui no meu cantinho!!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  6. Oii flor, acabei de comentar mas não sei se foi, então cá estou novamente hahaha curti sua fanpage, se quiser retribuir ficarei grata.

    Adoro artesanato e sempre faço algumas peças em casa, já até postei algumas no blog, acho uma terapia ADORO!!

    Super bju flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda foi sim, esta ai em cima, mas só percebi quando liberei o comentário, os momes estavam diferentes néh?! Hahaha... Já retribuir curtindo sua fanpage e estou muito feliz com sua visita!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  7. Liindas!
    Adorei as caixinhas, muito fofas *-*
    Seguindo o blog, dá uma passadinha lá no blog!
    Beijos

    Blog Nega da Foto
    Fan Page Nega da Foto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona, obrigada viu!!! Vou lá visitar seu blog com certeza Stephanie, acho que já sigo, porem vou lá conferir!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  8. Ah que lindas as caixinhas, aprendi a fazer com colagem de jornal!
    Beijinhos,

    BLOG

    FANPAGE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Monique, obrigada Flor, fico feliz que tenha gostado, eu ainda não sei fazer com colagens, deve ficar lindas também!!! Como você faz??

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  9. que lindo esse gaveteiro
    adoro gavetas para colocar maquiagem
    http://jehbennett.blogspot.com.br/
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jéssica, lindo né, estou pensando em comprar mais uns dois, e fazer um gaveteiro só, acho que vai ficar perfeito e vai guardar tudo juntinho, meus batons já não estão cabendo mais na repartição que separei para eles, rsss...

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  10. Ameiii!!Já estou seguindo...
    http://gabi-modaevoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabih linda, que bom que gostou Flor!!! E agradeço muito por seguir, seja sempre bem vinda por aqui e volte quando quiser viu!!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  11. Oi, linda

    Adorei o pap, vc explicou bem direitinho! Adorei a cor e a cixa que ainda não está acabada. Gostei do seu blog e já estou te seguindo.

    Mil bjoss, Sheyla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sheyla, que bom que você gostou do passo a passo e fico feliz que tenha conseguido passar o modo como faço direitinho, kkkk!! Vou sábado no Centro da Cidade e vou comprar mais algumas coisinhas para terminar a caixinha e fotografar pra postar aqui, agradeço por seguir o blog lindona, seja sempre bem vinda e volte quando quiser.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  12. Gente linda as caixinhas! Eu nem tenho habilidade e nem posso encostar se quer em produtos como tinta e verniz! Queria fazer caixinha tb! :S

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Néa, aiiii estou tão feliz que vocês gostaram!!! Você tem alergia a tintas e verniz? E se usar luvas? Será que não adiantaria? Caixinhas são uma terapia, nem vejo a hora passar e mergulho mesmo neste mundinho da decoração...

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  13. Nossa Leca, ficou lindo!! Adorei as dicas e o passo a passo, super bem explicado!! Adorei a cor roxa e a aplicação do adesivo! Tem um sorteio rolando no site, vem participar!!
    Super Beijo, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana linda, Ebaaa estou muito feliz com este retorno de vocês gostando dos meus singelos trabalhinhos, rss... Ainda não esta terminada, mas eu também gostei do resultado, ficou linda de viver!!! Ahhh já fui correndo lá participar do sorteio e estou torcendo para ganhar!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  14. Adoro artesanato, suas coisas ficaram lindas, outro dia comprei um porta anéis em forma de gato em mdf para pintar mas até agora não consegui mas ainda vou dar uma cara descente pra ele rsrs, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rose, adoro artesanato também, as caixinhas aprendi no youtube e coloquei meus toques nela, achei em jeito de ficar a minha cara. A mãozinha vou pintar conforme a caixa com repartições (rosa escuro). Esta de gatinho não conheço, mas deve ser linda!! Pinta sim e me mostra viu, quero ver!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Oii Marii, que bom linda que você gosto, fico feliz!! Ainda não esta totalmente pronta, mas assim que eu terminar posto a foto novamente!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  16. Ai que bacana, quero fazer, ficaram lindas!!
    Seguindo flor, amei teu blog!
    http://luaemfases.blogspot.com/
    https://www.facebook.com/LuaEmFases

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lindinha, faz sim é muito gostoso e uma terapia, se fizer mesmo me avisa quero ver!!! Seguindo lá também Flor.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  17. Nossa, amiga como vc é talentosa!!!
    Adorei a caixinha..
    Se vc morasse aqui, te faria uma oferta pela caixinha.. rsrs
    Adorei!
    bjao*

    www.lidiaklg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amiga, ahhh obrigada!!! Eu tento fazer direitinho, hahaha!!! Ah que isso eu posso fazer uma pra ti sem problema algum, te dou de presente. Se quiser mesmo me escreve o email da comunidade que pego seus dados para a postagem.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  18. Que lindo Leca!!

    Adoroooo trabalho manual!!
    Ótima terapia!! A gente esquece do mundo
    se dedicando ao artesanato!!

    Bjao,
    Pri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lindona, eu também, mas era difícil eu achar um que me identificasse foi ai que passeando pelo Youtube vi este tipo e me apaixonei, aprendi e começei, agora não paro mais, realmente é uma terapia e ainda consigo unir o útil ao agradável, hahaha.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir

Oii Gente, sua opinião é muito importante para mim. Porem seja cordial e gentil, comentários anônimos sem identificação e ofensivos não serão publicados. Este é meu espaço, então respeite-o. Bem-vindo as minhas Singularidades.

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Alê e suas Singularidades - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alê Leca.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo