16 de setembro de 2013

Notícia Alerta: Nível de metais em batom é maior do que se pensava!

Olá Belas, boa tarde! Recebi a pouquíssimos minutos esta notícia de uma amiga e resolvi compartilhar com vocês pois me preocupou um pouco. A matéria é do site UOL e esta na Folha de São Paulo de hoje... Desta vez colocarei matéria na Íntegra, vamos ver?

 Imagem retirada da Internet.

"Um rosa suave, um vermelho vivo e até um roxo cianótico --milhões de mulheres e meninas usam batom todos os dias. E não é só uma vez: aquelas mais preocupadas com o estilo retocam a cor dos lábios mais de 20 vezes por dia, segundo estudo recente. Mas será que elas não estão expostas também a metais tóxicos?

É sabido que a maioria dos batons contém traços de chumbo. Mas um novo estudo mostra que muitas marcas contêm outros metais, do cádmio ao alumínio. Agora, os especialistas questionam o que pode acontecer se esses metais forem absorvidos de forma diária.

"Isso importa porque há uma exposição de longo prazo", disse Katharine Hammond, da Universidade da Califórnia, principal autora da nova análise. "Não estamos tentando criar pânico. Estamos dizendo para não sermos complacentes, já que esses metais sabidamente afetam a saúde."

A questão chamou a atenção do público pela primeira vez em 2007, com um relatório da Campanha por Cosméticos Seguros a respeito da contaminação por chumbo em batons. A FDA (órgão federal dos EUA que regulamenta alimentos e drogas) publicou um segundo estudo em 2011, apontando traços de chumbo em 400 batons.

A FDA e as indústrias de cosméticos insistem que o nível médio de chumbo encontrado nas amostras, um pouco acima de uma parte por bilhão, não constitui um risco real ou excepcional para a saúde. "Os metais são onipresentes", disse Linda Loretz, toxicologista-chefe do Conselho de Produtos dos Cuidados Pessoais, uma associação setorial. "Essa é uma quantidade muito pequena, pequena demais para ser uma preocupação."

Mas o chumbo tende a se acumular no organismo, observou Sean Palfrey, diretor médico do programa de prevenção do envenenamento por chumbo do Centro Médico da Universidade de Boston. Ele também observou que o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA "admitiu no ano passado que nenhum nível de chumbo é realmente seguro".

Além do chumbo, o estudo de Hammond, publicado em maio na revista "Environmental Health Perspectives", detectou traços de cádmio, cobalto, alumínio, titânio, manganês, crômio, cobre e níquel em 24 marcas de brilho labial e em oito marcas de batom.

A concentração média de alumínio nos produtos labiais, por exemplo, chegou a 5.000 partes por milhão. O alumínio é acrescido aos batons como estabilizador, disse Loretz. "Ele impede que o batom escorra para fora do contorno da boca." O óxido de titânio é usado como alvejante, atenuando os vermelhos para que virem rosa. Ambos os usos são autorizados pela FDA. Mas todos os outros metais observados por Hammond são provavelmente contaminantes indesejados, segundo Loretz.

Por exemplo, os fabricantes usam glitter, microscópicos flocos de mica, uma formação mineral natural, para conferir brilho ao gloss labial. A mica geralmente contém metais como chumbo, manganês, crômio e alumínio. Há indicações de que batons de cores mais intensas possam conter uma carga metálica maior, por causa da contaminação nos pigmentos.

Alguns metais sem dúvida são absorvidos pelas mucosas, segundo Palfrey. Hammond recomenda que os consumidores usem o bom senso: para começar, não deixe as crianças brincarem com batons.
"Trate isso como algo perigoso, porque se elas comerem o batom estamos falando de um nível comparativamente grande de metais em um organismo pequeno."

E então meninas, o que acharam? Eu sabia da existência destes tipos de metais na composição dos batons, mas nada em níveis tão alarmantes. Claro que não deixarei de usar batons, afinal sou meio maníaca, mas fiquei bem pensativa a respeito, não sou daquelas como a matéria disse que retoco 20 vezes ao dia, mas mesmo assim devíamos saber quais as marcas que estão abusando destes agentes químicos. 
Me lembro de a muito tempo atrás ter lido algo sobre o assunto, mas confesso não ter dado muita bola, porem agora vejo que a história novamente vem a tona e com doses muito mais altas e preocupantes, qual será o risco que corremos? Será que em prol da beleza vale tudo? Uma das marcas que ouvi falar é a AVON, estou certa disso? Alguém sabe mais sobre o assunto, gosto muito dos batons da marca, mas é sempre bom saber o que colocamos na boca não é verdade?!
Por outro lado já ouvi dizer também que as coisas não são tão coloridas assim como estão pintando, porem pelo sim e pelo não é bom ficarmos com os olhos bem abertos na hora de escolher a marca do nosso próximo batom, né?

E você, o que pensa a respeito?
Bjokas
Leca
Comunidade da Beleza.

27 comentários:

  1. Eu já sabia disso! temos mesmo que olhar a composição das makes, principalmente batom! o chumbo é super tóxico e não sai do organismo! beijos
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com
    www.literalmentelivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ci, pois é eu já tinha ouvido falar a um tempinho atrás, mas achei que fosse o tipo daque4las notícias que vem e logo somem por falta de veracidade, porem como esta nas manchetes novamente fiquei um pouco apreensiva.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  2. Também já ouvi boatos a respeito, mas fiz como você, não dei muita bola. Mas fico preocupada, difícil é saber exatamente quais são as marcas.

    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amiga, pois é agente peca justamente por não dar ouvidos a matérias deste tipo, porem agora como ele retornou com força total as manchetes dos jornais achei melhor divulgar. Verdade, o difícil vai ser agente saber quais as marcas que fazem este tipo de coisa.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  3. Nossa eu nao sabia disso e bom saber né pra tomarmos mais cuidados!!Bjss querida tudo de bom p ti!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aline, essa história não é nova, mas é preocupante, com certeza temos que tomar muito cuidado com tudo o que colocamos sobre a pele, não somente maquiagem.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  4. Como tenho alergia ametais, quando uso um batom com a concentração alta logo meus lábios coçam ou ardem. Isso acontecia quando usava algumas marcas contém, boticário, natura e até avon, atualmente percebo que estão reduzindo essa composição,pois passei tempo sem usar estas marcas e retornei o uso, e agora não sinto efeito algum! Mas devemos ficar de olho né?

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Néa, nossa por um lado sua alergia é barra pesada né?! Deve ser horrível experimentar um batom e ter reação alérgica. Mas por outro lado você é prova vida de que as empresas estão mais preocupadas com seus consumidores e diminuindo o uso destes componentes nos nossos batons do dia a dia. Ficaremos sempre de olho agora mais do que nunca, rs.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  5. Ai menina ! Fiquei preocupada . Ainda bem que não uso batons diariamente ,mas não saio sem ,é como se faltasse alguma coisa.Se soubesse o nome das marcas.Vou ficar atenta.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Arlete, eu também fiquei, ao contrário de você eu uso batom diáriamente, é necessário para o trabalho e parece mesmo que falta alguma coisa se fico sem, porem é bom agora abrir mais os olhos na hora da compra. Infelizsmente não sei as marcas, a matéria não informou, mas vamos pesquisar, quem sabe não achamos alguma coisa por ai.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  6. Âmiga que medaaa!!! Eu sempre olho no rôtulo, masi e quando eles omitem isso da gente?Ai fica perigoso né? Ai que chato isso, morro de medo :(, beijim....
    http://somandobelezaporneivamarins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigaa, pois é medo mesmo, eu confesso para você, nunca me preocupei com o rótulo dos batons, mas pessoas mais atentas que eu como você por exemplo que tem este hábito esta mais por dentro dos níveis de matais em cada batom, o problema é justamente este né, quando nos omitem informações. Pois é perigoso mesmo, estou um pouco mais alerta depois dessa.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  7. Depois dessa vou olhar melhor os rôtulos e verificar, sinceramente nunca pensei que pudessemos encontrar tudo isso em um inofensivo batom... aiai viu!!
    rs

    bjins

    www.mulherzinhapoderosa.blogspot.com.br
    Geisme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lindona, nem eu imaginava, mas agora também ficarei bem mais alerta, não da para não ficar depois de uma notícias como esta né?!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  8. Eu já tinha lido sobre essa polêmica.. muita gente sabe que o chumbo é tóxico e está presente na composição do batom! Mas acho que nenhum fabricante seria louco de colocar uma quantidade prejudicial já que ele próprio pode sair perdendo.. e outra.. para o produto ser aprovado ele passa por muitos testes!!
    Não me preocupo.. mas meus olhos estão abertos!! Haha..
    Já tem post novinho esperando por você!! Muitos beijinhos..

    ➥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Renata, você também esta certa, acho que os fabricantes não são loucos em colocar algo tão prejudicial em tamanha quantidade podendo o feitiço virar contra o feiticeiro né? Mas agente sempre fica com o tal do pezinho atrás, rs!! Confesso que me preocupei um pouco sim, mas vamos confiar, pois Estamos de olho!!!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da beleza.

      Excluir
  9. Ja tinha ouvido a falar sobre o assunto, mas acredito que tenha sim um controle sobre isso, principalmente aqui nos USA. O povo gosta de processar empresas e se alguma delas esta fazendo isso, ou colocando demais..pode sim ser processada e ir parar na cadeia, pq aqui tem justica!! Mais temos que ficar atentas a tudo que colocamos na boca, cara ou corpo! A materia e muito boa e fica a dica para todas nos.
    Bjs, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana minha linda, eu também acredito que exista sim um controle, mas agente sabe também que sempre existem aqueles que adoram se dar bem as custas dos outros e passar por cima de regras para ganhar dinheiro, não sei se lembra do caso do leite da Parmalat, uma marca renomada de sucesso com aquele escandalo, Aqui no Brasil, sinceramente tenho um pouco de receio sim. Agora ai nos EUA o buraco e bem mais embaixo, a justiça realmente funciona, então as marcas tem medo de ficarem mal faladas ou até mesmo arruinadas. Concordo, agora é atenção total, não custa nada né?! Fico feliz que tenha gostado da matéria.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  10. Já sabia sim amiga, inclusive há algum tempo atrás saiu uma lista negras dos fabricantes e no meio desta lista, estava a Avon, fiquei decepcionada pq tenho um batom da Avon que amo muito, mas não sou de usar muito batom, só uso para sair e quando vou tirar foto, porém vou ficar mais atenciosa quando for comprar alguma make. Bjs
    Blog da Preta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Preta, pois é eu também fiquei decepcionada quando li agora, pois tenho muitos batons da marca. Esta lista negra que saiu eu não acompanhei adoraria saber quais eram as outras marcas envolvidas, mas infelizmente acho que é difícil divulgarem novamente né?! Eu uso batom diariamente, aqui no trabalho é meio que uma exigência, a aparência é o cartão de visitas e blá blé blá, coisas deste tipo, dai a minha preocupação. Ficarei mais atenta também.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da beleza.

      Excluir
  11. Nossa Leca!
    Existem tantos produtos que precisamos ficar atentas né? As vezes a gente se esquece de olhar o rótulo.
    Esse post é super importante. Estou replicando na minha página do face e em outros locais também.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kaké, com certeza existem sim, sempre temos que ficar atentas com tudo o que compramos, ainda mais para uso na pele, seja ela do rosto ou corpo. Você falou uma verdade, eu por exemplo olho somente a data de validade dos produtos e não me preocupo muito em ler os componentes da fórmula dos produtos. Fico feliz que tenha gostado do post e agradeço muito sua replicação, é sempre bom agente alertar o máximo de pessoas possíveis quanto aos riscos né, dai cada pessoa ve o que acha mais necessário fazer a respeito. Muito Obrigada!

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da beleza.

      Excluir
  12. Nossaaaa muito bom saber disso
    ótima matéria parabéns!
    Viu é super importante a gente está ligada nas noticias
    e ler o conteúdo é muito importante a cada dia um estudo é feito
    e outros divulgados
    www.belezacompensa.com quando der passa lá. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Glaucia, que bom que você gostou desta matéria Bela, fiquei muito interessada em compartilhar justamente por isso, atingir o máximo de mulheres possíveis e fazê-las pelo menos ler a postagem e ficarem mais atentas. Sempre que posso leio muito jornal e revistas, acho que temos o dever de além de blogar futilidades que eu amooo!!! Passar informações importante também. Ahh passarei sim, com certeza.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  13. Então amiga, eu tenho alergia quando a concentração é abusiva
    Como sei? É que sempre que usava algumas marcas
    ardia mto, incomodava a ponto de eu ter que retirar e parar de usar
    então fui ao dermatologista e ele disse que eram os metais da composição
    que causavam esse incômodo, eles ficavam inchados, adormecidos e vermelhos...
    Mas tenho notado de um tempo pra agora, que eles não estão causando isso.
    Os que mais causavam eram os da Avon e aqueles baratinhos de marcas desonhecidas.
    òtima matéria!
    Bjão*
    www.lidiaklg.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amiga, como eu havia dito a Néa que tem o mesmo tipo de alergia que você, deve ser um incomodo terrível não consigo nem imaginar, porem fico feliz que as marcas estão mais a "favor" do consumidor reduzindo os metais de suas composições. Fiquei bem alarmada quanto a citação da Avon mas agora que vocês que são sensíveis não sentem mais os incomodos que sentiam antes fico mais calma em voltar a usá-los. Que bom que gostou da matéria lindona.

      Bjokas
      Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  14. Nossa isto eu não sabia... vou ficar atenta.
    Beijos
    http://esmalteetudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oii Gente, sua opinião é muito importante para mim. Porem seja cordial e gentil, comentários anônimos sem identificação e ofensivos não serão publicados. Este é meu espaço, então respeite-o. Bem-vindo as minhas Singularidades.

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Alê e suas Singularidades - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alê Leca.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo