11 de novembro de 2013

Segunda da Saúde: Betacaroteno nosso aliado para o verão.

Olá Belas a Segunda da Saúde voltou e hoje venho com uma dica super legal para quem quer manter a cor bronzeada do verão. Além de atrair a juventude para nosso corpitcho o Betacaroteno é um super aliado da nossa pele nesta estação tudo de bom!!!

Todas nós queremos ficar lindas e com aquela cor invejável nesta estação do ano, não é verdade?! Porem, apesar do tempo perfeito e super quente lá fora nessecitamos tomar várias precauções para que este Sol não nos queime em demasia ou não nos traga doenças degenerativas futuras, sendo assim, usamos e abusamos do protetor solar o que nos impede muitas vezes de bronzearmos. Por experiencia própria posso dizer que isso para mim é bem complicado, tudo bem que não costumo ficar muito tempo exposta aos raios nocivos e quando estou já tomei um banho de proteção, dai minha pele sente a dificuldade em adquirir cor.


 Uma solução prática, simples e saudável que aprendi foi o uso de Betacaroteno, este pigmento alaranjado presente em muitas frutas e verduras é um aliado poderoso na busca da cor perfeita e no combate ao envelhecimento precoce. (segundo alguns estudos a média é de 4mm a 10 mm diária e pode chegar a 30mm em alguns casos, mas do que isso o processo é reverso e pode causar a degeneração das células. Fiquem atentas.)


De cara posso citar dois alimentos que encontramos facilmente em nosso dia a dia e que podemos consumir sem medo algum. Reparem na cenoura, seu laranja entrega que a mesma exala Betacaroteno (sem contar que eu amo comer crua, hahaha...). Esta substancia costuma tingir os vegetais dessa cor a não ser quando convive com outro pigmento como a clarofila que acaba impondo o seu verde na aparência de alguns produtos como a rúcula. Porem não se engane, esta verdura é a nossa segunda colocada no ranking do agente laranja.

Na Natureza o Betacaroteno funciona como uma espécie de escudo contra adversidades que vão de mudanças bruscas de temperatura a escassez de nutrientes e água. Ele é um poderoso antioxodante, e forma uma barreira contra os radicais livres tão responsáveis pelo envelhecimento precoce de todos os nossos órgãos, na verdade são as sobras do betacaroteno que agem como antioxidantes, sempre que seu corpo precisa de vitamina A o pigmento se transforma nesse nutriente e o local que se dá esta metamorfose é a mucosa intestinal.. Garantir bons teores de Betacaroteno é uma excelente medida para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Quanto menos o nível dessa substância, maior o perigo de placas nas atérias, o betacaroteno combate a oxidação do colesterol, com isso a gordura não se fixa na parede dos vasos transformando-se no estopim para entupimentos capazes de levar a infartos e a derramos.

Agora se você pensa que está é a única função desta vitamina, engana-se! Ela também é conhecida como Retinol e além de evitar problemas oculares, a degeneração muscular e a cegueira noturna seu consumo regular promove benefícios tão diferentes quanto melhorar a aparência da pele e fazer com que o sistema imunolágico funcione a todo o vapor. Isso porque ela participa da formação de inúmeras células inclusive as de defesa. Ela exerce uma enorme vantagem em comparação com a vitamina A, não se acumula no organismo, mas ainda vale a ordem de não exagerar.

Vamos conhecer os cinco alimentos que vão nos ajudar a manter nosso bronze tão sonhado:

As moléculas desta vitamina são facilmente encontradas em alimentos de origem animal como o fígado, a gema de ovo e os laticínios.

A Cenoura.

Além de ser rica em betacaroteno, a cenoura tem boas quantidades de fibras, potássio, magnésio, vitamina C, sódio e cálcio. Uma porção média crua tem aproximadamente 51 calorias.

O Mamão.

Outro exemplo de alimento rico em betacaroteno, o mamão auxilia no bom funcionamento do intestino, é rico em vitamina C e licopeno, e um antioxidante poderoso que combate o envelhecimento.

O Pimentão.

Fonte de batacaroteno e rico em vitamina A e C.

A Abóbora.

Além de conter altos teores da substância ainda é rica em provitamina A e contém boas quantidades de fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B (principalmente a B1 e B2).

Verduras Escuras.

Apesar de não terem a cor laranja característica do betacaroteno, as verduras escuras, como a rúcula (citei lé me cima) e a couve perdem apenas para as cenouras em quantidade de substância.

Contudo, o exagero pode deixar a pele com um aspecto amarelado, principalmente as mãos. O indicado é ingerir duas porções de alimentos com betacaroteno por dia.

Porem, se você é daquelas que não é acostumada a consumir frutas, verduras ou alimentos ricos nesta substância a industria química da uma ajudinha. Existem no mercado uma série de produtos contendo betacaroteno, só pesquisar e procurar aquele que melhor se adaptar.



Recitinha infalível...


Vou passar para vocês duas receitinhas que são uma delícia e nos manterá poderosas em todos os sentidos... Para o suco você precisará de:

Ingredientes do 1° Suco:
Meia Manga
1/2 Mamão Papaya
Somente o suco puro que 4 Laranjas
1 Cenoura Crua
Bata tudo no liquidificador, se ficar grosso adcione 100 ou 200ml de água conforme sua preferência.

Ingredientes do 2° Suco:
1/2 Cenoura
1 fatia de Mamão
Suco de duas Laranjas (Somente o suco)
1 Copo de água de Coco
1 Colher de Linhaça
*Um como de 250ml destes sucos fornecem, 5mg de Betacaroteno.

Então meninas, agora é sem desculpa, vamos curtir o sol com moderação e proteção e ainda de quebra ficar com a cor do verão!!! Perfeito.

Espero que tenham gostado do post e até o próximo.
Bjokas
Alê Leca
Comunidade da Beleza.

39 comentários:

  1. Oi Leca!!
    Vou passar já a inserir mais desses alimentos para assim ter uma pele mais bonita e saudável nesse verão!!
    Que poste maravilhoso cheio de informações.
    Amei
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sil, fico feliz que tenha gostado do post lindona, com a ajuda destes alimentos podemos manter a pele linda, bronzeada e super saudável, espero que arrase neste verão lindona.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  2. Adorei o post, perfeito, beijo
    http://procurafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol, fico feliz que tenha gostado Bela, volte sempre!!! Adoro sua visita.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  3. Oi, post bem interessante e útil, eu não saio sem protetor solar de maneira alguma e não gosto de sol.
    Os alimentos além de serem ótimos (gosto de todos) ainda ajudam a dar um ar mais bronzeado e saudável, isso é perfeito.
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii amiga, fico feliz que tenha gostado do post. Verdade para quem não gosta de sol como você eles ajudam sim a dar uma corzinha mais saudável e um leve bronzeado que contribui na beleza da pele né?!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  4. Adorei suas dicas as vezes tomo suco de laranja com cenoura vou fazer isso com mais frequência, meus cães se alimentam melhor que eu rsrs, misturo cenoura crua e batida no liquidificador na ração deles é uma festa adoram, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rose, ahh que bom que gostou lindona, suco de laranja é ótimo mas agente sempre pode incrementar mais um pouquinho né e se adicionarmos produtos certos, além de ganharmos em vitaminas contribuimos para um corpo mais saudável e bronzeado, hahaha olha que tudo!!!! Hahaha, você é ótima, seus cães fazem a festa em casa em?!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  5. Oi Alê, adoro cenoura e no verão faz mas bem ainda né. Adorei suas dicas.
    Bjus
    Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jaque, ahh cenoura é uma delícia né, eu prefiro na versão crua mesmo, raladinha na salada é tudo de bom, verdade faz bem e ainda ajuda no bronzeado em, olha que chic.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  6. Já sabia que a cenoura era uma otima aliada, mas não conhecia sobre o resto. Isso é otimo porque eu adoro comer pimentão! hehe :P

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Monique, vou confessar que não sou muito chegada a pimentão, mas para ficar com a pele mais bonita agente sempre faz o que é preciso né?! Já a cenoura eu adoro também!!!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  7. Nossa, eu sabia que a cenoura era boa para bronzear, mas não sabia sobre os outros que você citou!
    E o bom é que combate o envelhecimento precoce!
    Leca, eu como todos os alimentos que você citou... espero não ficar velha rsrsrsrs
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Ludimara adorei!!! Eu também espero viu, assim agente vai comprovar que da certo, mas por enquanto vamos nos branzeando e aproveitando o verão...

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  8. Olá!! Gostei bastante do post super dicas, olha a coincidência eu estava dando uma pesquisada mesmo esse FDS sobre o cor perfeita e vi que devemos começar a aumentar o consumo 30 dias antes da exposição solar e que de fato ajuda muito =) Adorei!
    Super Beijo

    Blog - Grupo - Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lindona, fico feliz que tenha gostado do post!! Verdade, quanto mais cedo começarmos a ingerir os produtos mais efeito vemos, além de nos ajudar no bronzeado, fazem super bem a pele e ao corpo.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Obrigada Eleonora, estou seguindo lá também!!! Seja bem vinda e volte sempre!!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  10. Leca,

    Adorei a postagem!! Uma ótima dica para adentramos no verão cuidando da saúde por dentro e por fora!!

    Eu adoro comer cenoura crua também!! rsrs

    Mas, não sou muito de consumir verduras então acho que vou comprar as capsulas!! Uma guerra pra eu conseguir comer verdura ai ai ai !!

    Bjão,
    Pri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Pri!!!! Com certeza, se podemos unir o útil com o agradável porque não fazer né?! Ahh, mas nas casas de produtos naturais você vai encontrar ótimas opções de produtos contendo o Betacaroteno, porem a ingestão natural é sempre o melhor para o corpo, mas entendo seu problema com verduras e legumes, eu odeio abóbora e ela é ótima fonte de Beta entre outras vitaminas...

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  11. Adorei as dicas , adoro cenoura, então não vai ser problema comer mais um pouquinho.

    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/
    http://literalmentelivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bela, hahaha verdade, não vai ser problema algum, ainda mais quando gostamos de comer, acaba sendo um prazer!!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  12. Esse suco eu tomava todos os dias quando estava gravida, hoje em dia, bem esporadicamente..
    Mas é uma delicia!

    www.lidiaklg.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lídia, dizem que quando tomamos ou comemos muito uma determinada bebida ou comida no período da gravidez acabamos enjoados depois né?! Não sei se vale para todo mundo ou se foi isso que aconteceu com você. Porem concordo quando disse que é uma delícia, eu adoro e tomo sempre.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  13. Boa noite..suquinhos espertos de cenoura...
    pena que aki nao tem mamao..sinto falta!!

    beijos e te sigo

    www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kathia, verdade são ótimos os suquinhos!!! Substitui o mamão lindona, usa manga, melão, abacaxi... o lance é improvisar e arrasar!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  14. Nossa, não sabia de quase nada disso! Oo adoooorei!
    http://wardrobeofgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá wardrobe of girl, fiquei feliz que tenha gostado do post e por ter ajudado a conhecer outros produtos ou dicas que contenho a chama 'substância do verão'.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  15. Ótima s dicas e já copiei as receitas dos sucos.Que corpo e cor maravilhosa da modelo.Que bom seria se eu tomasse esest sucos e ficasse assim.Nossa! !!boa semana bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Arlete, ahhh que bom que gostou das dicas e copiou as receitas, eles são ótimos e deliciosos. Ahhh nem se fala da foto né, sonho meu também hahaha... Mas é mera ilustração bela, o que vale mesmo é gostarmos de nós como somos, nos cuidarmos e levarmos a vida da melhor forma.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  16. Adorei o post, consumo demais esse tipo de alimento! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ci, que bom que gostou, saúde sempre né?!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  17. Gente adorei a dica, necessito. ja sou morena de vida mesmo.
    mas aquele bronze é demais necessito.
    parabéns pelo poster gata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabi. Haaa então você já é privilegiada né?! Só falta aquele douradinho que fica lindo na pele já morena, vai ficar mais linda ainda...

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  18. hunn adoroo ainda mais se é pra se manter uma cor legal ai melhor ainda !!Bja adoreii
    Companhia da Beleza
    http://alineoliveiraaov.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Excelentes suas dicas, afinal quem não quer essa cor dourada de verão?

    ResponderExcluir
  20. Alê, antes de neném eu era bem mais caprichosa nessa parte (confesso), estou precisando mesmo de dicas assim como as tuas, adorei! Beijos!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir

Oii Gente, sua opinião é muito importante para mim. Porem seja cordial e gentil, comentários anônimos sem identificação e ofensivos não serão publicados. Este é meu espaço, então respeite-o. Bem-vindo as minhas Singularidades.

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Alê e suas Singularidades - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alê Leca.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo