10 de março de 2014

Como fazer sua escova Definitiva ou Progressiva durar mais e minha experiência sobre o assunto!!!

Olá pessoal, após a parada do Carnaval estou eu aqui de volta, com uma dica para quem quer manter seus cabelos lisos, macios e saudáveis.

( Imagem retirada da internet)

Sou super a favor de qualquer procedimento que nós mulheres adotamos para nossos cabelos, seja ele ondulado, crespo, liso, com mechas, pintado, curto, comprido... Quem assume os fios do jeito que são mostra personalidade, segurança e auto estima, mas por outro lado usufruir de artifícios de beleza para encontrar uma melhor versão de si mesma é louvável, mostra coragem e determinação. EU QUE O DIGA!

A exatamente 9 anos atrás optei pela mudança radical do meu visual. Eu tinha os cabelos cacheados, porem sem foma e super cheio, nada de que me orgulhasse, confesso que eu não gostava e não cuidava dos meus cabelos, um belo dia eu tinha acabado de acordar e meu pai me chamou de Elba Ramalho, nada contra a cantora, mas aquilo para mim foi deprimente, tanto que ali mesmo tomei a decisão de me reinventar. ATIREM A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA SE SENTIU MAL CONSIGO MESMA!!! Eu me senti e mudei, e confesso que foi a melhor decisão que tomei na época e que repercute até os dias atuais em matéria de cabelos. Na verdade, o que importa é se sentir bem de que maneira for. Cada um com sua escolha!!!

Muitas meninas que conheço atualmente estão na fase de transição capilar, acho bem legal quem quer voltar ao seu estado 'Natural', porem EU não penso nisso (pelo menos por enquanto). Acho que achei minha identidade e até que ela se rasgue ou eu não fique mais bem na foto, não farei uma nova.

Porem manter os fios lisos, bem cuidados, saudáveis e macios não é uma atividade super fácil, requer tempo, paciência e vontade, eu mesma sei bem, sempre achei que depois da definitiva somente lavar e condicionar seria a solução para meus problemas e durante um tempo até foi, porem cabelos precisam de cuidados constante e eu fui aprender isso da pior maneira possível. 

Quando a queda me atingiu eu tive um surto pisicótico, achei que fosse ficar careca e deixei de fazer meu procedimento químico cerca de 8 meses seguidos. Durante este tempo pesquisei as melhores maneiras de tratar o problema e consegui reverter a situação, mas isso é assunto para um outro post.

O que quero dizer é que mesmo buscando e encontrando um novo eu dentro de mim mesma, cuidar dos fios alisados não é simples e requer um sentimento de amor constante. Agora com meu Cronograma Capilar estou cada dia mais feliz com os resultados que tenho obtido. 

Manter os cabelos lisos por mais tempo é uma questão de mudança de hábitos ruins e correção de erros comuns, no verão por exemplo o contato constante com a água salgada e o cloro da piscina contribuem e muito para o enfraquecimento da química. Então vamos fazer as correções necessárias?

*Quesito Shampoo: Nada de produtos Anti-Resíduos, eles são os vilões dos processos químicos, pois retiram o produtos dos fios. Eu costumo usar sempre um shampoo Transparente antes do shampoo de tratamento, ele é ótimo para abrir as escamas dos fios melhorando e muito a absorção de qualquer produto que venha após ele.

*Quesito Hidratação: Qualquer tratamento com química, eu disse qualquer, seja alisamentos, permanentes, tintura e afins prejudicam a saúde dos fios e hidratá-los é essêncial. É aqui que entra meu cronograma capilar, caindo com uma luva e melhorando demais tanto a aparencia dos fios quanto o tempo entre um e outro retoque de raiz. Como eu havia dito no post sobre o Cronograma aqui: CABELOS COM PROCESSOS QUÍMICOS NECESSITAM MAIS DE NUTRIÇÃO E RECOSNTRUÇÃO.

*Quesito Coloração: Um ponto importantíssimo. Colaração X Progressiva ou Definitiva sempre é questionável. A maioria das colorações levam em sua composição amônia e oxigênio, substâncias que aceleram o enfraquecimento dos processos químicos, então para quem quer manter sua coloração intacta, aplique-as cerca de 2 a 3 dias antes do retoque e use produtos como a linha COLOR TOUCH que é a mais indicada nestes casos.

*Quesito Sol, Cloro e Água Salgada: Protetor solar nos fios é indispensável. Infrentar sol, praia e piscina sem esse peculiar cuidado é ser o responsável por todos os cuidados anteriores escorrerem pelo ralo. É importantíssimo se ter um leave-in para preparar os fios para a exposição solar, um creme para durante o tempo em que você estiver sob o sol com filtro solar e muita hidratação ao chegar em casa, ou seja o cuidado é intensivo: antes, durante e depois, pois as altas temperaturas danificam a cutícula dos fios.

O fato é que se observarmos e mudarmos alguns maus hábitos poderemos ter cabelo de diva, sempre, lisinhos, macioes e saudáveis.

Em outro post falerei de como resolvi meu problema da queda e se quiserem mostro todos os produtos que uso e como uso.

Espero que tenham gostado do post e até logo.
Bjokas
Alê Leca
Comunidade da Beleza.

40 comentários:

  1. Oi!
    É difícil mesmo manter os fios saudáveis, realmente tem que ter tempo e paciência.
    Fico feliz que esteja se dando bem no cronograma.
    E acho super válido mudar, para melhorar a auto estima.
    Ótima dicas amiga!
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leca!!
    Como nós sofremos para ficarmos bonitas hein amiga mesmo depois de ter os cabelos alisados temos que continuar com muitos cuidados para mante-los bonitos!!
    Eu era cacheada dai resolvi alisar mais hoje em dia tenho que lidar com a oleosidade excessiva dai preciso lavar com muita frequência e a minha progressiva vai ralo a baixo aff!!
    Beijos Leca ainda to sem blogar!!
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Uau! Adorei as dicas, você escreve super bem.
    Beijinhos, Lari do http://www.bylarissamocellin.com/ <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas e é chato né quando fazemos uma progressiva e não dura um mês #FicoBrava rs

    - Post novinho no blog ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  5. muito boas as dicas.
    Essa do shampoo eu já sabia.
    Onde encontro protetor pro cabelo?
    Beijos

    http://www.tekeownstyle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bruna, olha o protetor térmico para os raios uva e uvb, você encontra nos salões de beleza, Lóreal e kerastase, no site Beleza na Web também tem, mas o que recomendo é o Acquaflora, sol, mar e piscina, ele é perfeito!!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  6. Oi Leca.
    Muito bom suas dicas para a escova definitiva durar mais, minha amiga está precisando dessas dicas e já vou passar o link para ela.
    Está arrasando nos post.
    Bjus
    Jaque

    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quando eu fazia progressiva corria de piscina e praia, meu cabelo virava um chumaço, uma bucha total kk... eu sempre ficava perto do chuveiro, caia no mar ou piscina com o cabelo preso e molhava a cabeça na água doce e passava um leave-in. Isso me fez voltar no tempo, adorei as dicas Alê, né fácil não né amiga? Manter os cabelos em dia é complicado mesmo. Beijão flor, boa semana pra você!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
  8. Com tanta química temos que cuidar mesmo dos cabelos
    Sempre imaginei que esses shampoos anti resíduos tira o produto mesmo
    Amei as dicas
    Uma ótima semana
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Leca,
    Ótimas dicas! Eu louca taquei shampoo anti-resíduo no cabelo e só depois disso que me dei conta que o mesmo não é indicado para cabelos tingidos! A loucaaaa! Rdrsrs
    Faz a postagem sobre queda.. Preciso muito... Vou ficar careca! Rs
    Bjão,
    Pri
    pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não abro mão de uma progressiva ou inteligente, mas sempre cuido do cabelo fazendo hidratação semanalmente, só não faço quando uso aquele shampoo e condicionador de banana que você me deu, eles são tão bons que dispensam hidratação, bjks!!

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Alê,

    Amei seu post!

    Como sempre arrasou na descrição! Detalhou tudo e explicou super bem!

    Adorei saber um pouco mais como tratar os cabelos, essa do shampoo transparente vou usar!

    Bjinho
    Carol
    http://www.falandotudoeumpoucomais.com/

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante do post.. mulheres e sua incansável guerra para domar os cabelos...rsrsrs
    Bjs!

    http://www.devaneiosetc.com/

    ResponderExcluir
  13. Nunca fiz progressiva, mas tenho vontade de fazer pois meu cabelo é todo errado ashu'.

    Vou levar essas dicas comigo e passar para todas que forem fazer e inclusive eu no dia que fazer, para que dure mais ^^

    http://docemakesfraan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Alê, estou na mesma situação que você, eu deixei de lado minhas madeixas encaracoladas e optei pelo liso! Até hoje me sinto muito bem com o meu cabelo!! Acho que toda mulher fica mais bonita com o cabelo super liso! Gostaria de saber os produtos que você usa! :)

    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, já sigo todas essas dicas, tenho cabelo colorido e com progressiva e sem essas dica os meus cabelos vão parar no ralo rs
    Sigo também o cronograma é fundamental no meu caso, depois que comecei o meu cabelo voltou a ter vida :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. ai como eu gostava de ter a tua paciência, eu ando a ver estas tuas dicas e da Eliz almeida e a ver se consigo que os meus cabelos não se partam tanto. Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  17. Eu não tenho coragem de fazer progressiva no meu cabelo, já fiz cauterização, já pintei, mas depois que engravidei e amamentei durante esse tempo, não pintei mais meu cabelo, ele até voltou a cor natural! mas essas dicas são preciosas para os cuidados com os cabelos pensando em fazer esse cronograma capilar! amando suas dicas amiga!!
    lindo dia !
    bjus

    http://divaemaquiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Isso que você disse é muito verdade, devemos estar bem com nós mesmas. Eu sei exatamente isso que passou com o seu cabelo, o meu é igualzinho kkk' enrolado, sem forma e muito, muito cheio. É deprimente não poder nem sair com o cabelo molhado por ai. Eu tenho muito medo de colocar química no meu cabelo :/ muito medo mesmo :/ sou louca pra tentar uma progressiva e pra descolorir o cabelo, mas eu tenho uma baita preguiça de cuidar do meu cabelo como ele merece, então mexer com químicas me assusta. Eu sinto preguiça só de pensar no cronograma kkk' mas acho que a minha vontade vai ter que sobressair, e eu vou mudar no que quero e começar a ser mais cuidadosa, assim espero! Parabéns pelo post, pelos seus cuidados e pelas sua iniciativa. Beijos s2

    ResponderExcluir
  19. Adoro os meus cahcos, e aprendi a gostar deles da maneira mais doida, tingi, descolori, alisei, pranchei e voltei aos cachos. Nunca fiz progressiva nem outro método mais incisivo, achoq ue gosto meio que de ser camaleoa... HIHIHII, Mas quando se trata de cuidados, eles são necessários para qualquer tipo de cabelo. O meu requer muita hidratação, poi é frágil, fino e muito quebradiço. Adorei o post

    ResponderExcluir
  20. Nossa amiga super te entendo, também faço progressiva nos meus cabelos e tenho o maior cuidado com eles!!
    Mais porfavor me conta como você conseguiu resolver o problema da queda do cabelo, pois o meu ainda cai bastante. Já usei de tudo e ainda não resolvi!!
    Beijos!!
    http://belezaemsintonia.com/

    ResponderExcluir
  21. Bom post, adorei! É bem complicado essa questão né? Tem que achar um bom profissional e que saiba fazer bem e que cuide o máximo que puder dos seus fios. Depois o tratamento é importante também, porque é necessário cuidar para que eles não fiquem mal tratados né? Adorei o post


    Bj
    Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Le gostei das dicas vai ajudar muita gente dicas preciosas, passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Amei as dicas já usei progressiva, mais por eu não ter cuidado dele direito minhas pontas quebraram e tive que cortar. Então por isso a hidratação é fundamental. Hoje uso outro tipo de alisamento, mais estou pensando em voltar com a progressiva depois que o meu cabelo ficar mais fortalecido e essas dicas foram muito boas pra mim. Beijos<3

    ResponderExcluir
  24. Ai Leca, eu amo muito o meu cabelo por isso cuido MUITO...principalmente pq ele e totalmente no reflexo e se me descuidar vira o BICHO. risos....entao hidratacao, bom shampoo e condicionador e um must!!! Tambem uso muita protecao antes, durante e depois de colocar o secador e chapinha no cabelo. Pra quem quer ter cabelo bonito tem que cuidar e ter MUITA paciencia :)
    Beijos gatona!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Alê!
    Eu fiz progressiva duas vezes no meu cabelo e depois resolvi não fazer mais.Depois que ela saiu totalmente vi que tinha deixado meu cabelo todo marcado :(
    Por enquanto não pretendo fazer mais,porém vai saber um dia né!
    Manter os cabelo saudáveis é muito complicado,ainda mais quando se tem químicas assim nele,adorei suas dicas!
    Bjim
    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Me identifiquei muito rs Tenho cabelos cacheados também e por um longo tempo fiz definitiva e acabei enfrentando uma queda também e pensei que ficaria careca rs Agora dei uma parada e tive de cortar o cabelo , mas como estou grávida tive de me conformar em parar por um bom tempo sendo que aqui não tenho como fazer definitiva pq as bonitas daqui tem cabelos lisinhos rs e as mulheres negras assumem o cabelo com toda a sua auto estima...Que eu ainda não consegui encarar e resolvo com escova e prancha rsrs

    As aventuras de uma recém -casada em outro país.
    http://lisa-more.blogspot.ch/

    ResponderExcluir
  27. Ai Jesus..ainda não comecei a cuidar dos cabelos...depois que li seu post sobre cronograma capilar até fiquei animada mas ainda não consegui colocar em prática. Tenho muita coisa para fazer com meus cabelos...pelo que lia aqui. Queria saber que tipo de protetor você falou, é um específico para cabelos? Ou do comum para o corpo mesmo? Bjs
    http://todaprincesamerece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Julini, eu falo de proteção capilar mesmo. Eu uso o da Acquaflora, para sol, mar e piscina, ele é perfeito!!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  28. Tenho cabelos cacheados e me dão um super trabalho para cuidar, principalmente depois que comei a tingi-los, mas não tenho coragem de alisar, gosto deles assim.. varias pessoas falam para eu fazer progressiva ou mesmo relaxamento, mas não tenho coragem... Depois que comecei a pintar eles perderam um pouco a forma, então não quero mais que mudem de maneira nenhuma.. Mas, é o que você disse, o que nos faz sentir bonita é o vale né! Liso, cacheado.. De qualquer jeitoo!
    Ótimo post viu, super bem explicado, acho que vai ajudar varias meninas!

    Beijão!
    http://nayaraoferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post! Adoro caixos, então não arriscaria fazer uma "progressiva", eu tenho cabelo liso-encaracolado, e acho que minha coragem ia pro poço, uahua.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Leca, obrigada por responder, voltei para ler mais umas coisinhas que fiquei na dúvida e ver sua resposta. Ah ta, não sabia que tinha protetor para cabelo! Nossa! Tô desatualizada! Vou ver se começõ a usar e se faço meu cronograma capilar, achei o seu bem explicadinhos. Bjs
    http://todaprincesamerece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ah que ótimas dicas, vou fazer progresssiva e já to com a dicas na ponta da língua pra não esquecer!

    ResponderExcluir
  32. Fiz uma mudança radical nos meus cabelos também, de cacheados para liso com progressiva, já faço algumas das coisas citadas no post, mas outras são novidade e acho que vai me ajudar muito, adorei o post e me ajudou bastante, pois ter química nos não ´´e fácil e ainda dá um trabalhão!

    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
  33. Ótimas dicas, no meu caso, meu cabelo é super virgem, nunca fiz nada de progressiva, nem alisei e nem hidratei assim, nada de química, e meu cabelo é ótimo, já quis muito fazer progressiva, meus pais são cabeleireiros, e dizem que não tem necessidade nenhuma em eu fazer, então, vamos andando com ele assim.. Sucesso!

    ResponderExcluir
  34. meus cabelos também é escova progressiva
    amo e não troco por nada
    amei as dicas e faço assim como
    você nada de shampoo anti residuo, e sempre no protetor solar
    Linda noite
    Beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  35. Realmente os produtos da Acquaflora são muito bons (Alê Leca) Vale a pena seguir essas dicas os fios agradecem.

    ResponderExcluir
  36. Alê nao uso progressiva, ou definitiva... o meu é relaxamento na raiz mesmo, rrss ano cuidar do meu cabelo e principalmente ir ao salao... amei seu post, temos mesmo que cuidar dos cahos se assim nos sentimos melhor.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  37. ótimo post, entrei pela primeira vez na tecnica da escova de argan e vejo que os cuidados terao que ser redobrados para nao danificar os fios.. amei seu post..
    Bjos

    http://vaidosaborboleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá Leca!
    Adorei o post, ficou super esclarecedor sobre o assunto..
    Felizmente (ou não) eu não preciso de escova definitiva, mas com certeza saberei responder perguntas a quem me perguntar kkkkk
    Beijinhos
    http://carolinagaspars.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oii Gente, sua opinião é muito importante para mim. Porem seja cordial e gentil, comentários anônimos sem identificação e ofensivos não serão publicados. Este é meu espaço, então respeite-o. Bem-vindo as minhas Singularidades.

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Alê e suas Singularidades - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alê Leca.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo