25 de novembro de 2013

Segunda da Saúde: Anemia!


Olá Belas, boa noite a todas, como estão? As coisas por aqui já estão no momento calmaria, então minha rotina Bloguística a qual sentia muita falta, voltará ao normal. Hoje trago a vocês um assunto com o qual convivo diariamente e acredito que muitas meninas também convivem. Anemia!


O que é a Anemia? 

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Na classificação dos casos a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, e é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens - adolescentes e adultos - e os idosos também possam ser afetados.

Sintomas, você sabe identificar?

Como fui diagnosticada bem cedo, sei que convivo com uma 'doença' que não tem cura (pelo menos para mim) e sim tem cuidados contínuos e muita observação, pois a qualquer sinal sou obrigada a  fazer uma enjoada bateria de exames. Caso não saiba existem alguns fatores que já podem deixá-la em alerta.

* Fadiga Generalizada
* Falta de Apetite
* Palidez da pele, parte interna dos olhos e gengivas
* Menor disposição para qualquer tipo de coisa
* Dificuldade de concentração
* Apatia.

Para um diagnóstico mais preciso é necessário recorrer a exames laboratoriais específicos como os hematológicos. O nível de hemoglobina é um dos indicadores mais utilizados para diagnóstico preliminar, porem existem muitos outros indicadores a se pesquisar.

Para o tratamento dependendo do nível e grau de sua 'doença' podemos recorrer a uma ingestão mais acentuada e controlada de ferro até fórmulas manipuladas ingeridas ininterruptamente. O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. Os alimentos de origem animal são bem mais aproveitados pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos) como rim e coração (afff... Nojento), carnes de aves e de peixes, bem como mariscos crus. (eca!!!)

Importante: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Contudo, no mercado já existem os leites enriquecidos com ferro, que ajudam no combate da anemia. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros. Por outro lado, existem alguns fatores (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro, presentes em café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.

Ressalta-se que o leite materno é considerado fator protetor contra Anemia por deficiência de ferro devido à alta biodisponibilidade do ferro existente. Estudos evidenciam associação de anemia em crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo, alimentação prolongada com leite de vaca e com a introdução da alimentação complementar precoce.

Existem complicações?


O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. Além disso, a anemia pode ser a causa primária de uma entre cinco mortes de parturientes ou estar associada a até 50% das mortes.

Em crianças a anemia está associada ao retardo do crescimento, comprometimento da capacidade de aprendizagem (desenvolvimento cognitivo), da coordenação motora e da linguagem, efeitos comportamentais como a falta de atenção, fadiga, redução da atividade física e da afetividade, assim como uma baixa resistência a infecções. Nas grávidas, a anemia é associada ao baixo peso ao nascer e a um incremento na mortalidade perinatal. 

Minha Visão.

"Minha anemia é a Ferropriva a mais comum, porem meu organismo não absorve o ferro que consumo através da alimentação, então uma das soluções encontradas entre minha ginecologista e meu clínico foi suspender o ciclo menstrual, o que pareceu resolver momentaneamente. Já faz um tempo que voltei a menstruar e ainda não senti meu corpo debilitado, talvez possa ser pela reeducação alimentar que me propus a fazer de uns tempos para cá, o fato é que ainda não senti cansaço, fadiga, falta de memória ou sono excessivo. Meus novos exames já estão marcados e passarei por todo o desconforto de retirar de 5 a 10 frascos de sangue, porem se faz necessário para diagnósticos mais específicos. 
Será surpresa se minhas taxas estiverem baixas, pois acho que nunca me senti tão bem  como me sinto agora, mas sabemos que nosso corpo é uma caixinha de surpresas, então vamos ver o que me aguarda".

E vocês meninas, já tiveram ou tem anemia? Qual o tipo e como se cuidam? Compartilhem comigo, gostaria muito de saber se posso acrescentar mais informações a minha situação.

Espero que tenham gostado do post e até o próximo.
Bjos

28 comentários:

  1. Ai... Devo estar anêmica. :/
    Tenho todos os sintomas, mas como vc disse só o médico para avaliar. Da última vez que fiz o exame eu estava, mas não era grave, o médico disse que melhoraria com uma boa dieta. Também odeio esses miúdos. :P
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, se cuida em! Você deveria procurar um médico e fazer uns exames somente para tirar a dúvida, sempre é bom tratarmos antes de já estar com algo mais grave.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  2. Eu tive anemia na minha gravidez e tive que tomar vitaminas para a reposicao…mas isso e muito comun em mulheres gravidas. Fora isso nunca tive :) Tomara que seus exames voltem tudo bem!!
    Super beijo,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana, anemia na gravidez é inevitável né?! Fico pensando como será a minha quando acontecer, dá um certo medo do desconhecido. Muito obrigada pela força Ana.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  3. Oi...
    Muito informativo seu post, essa do leite eu não sabia.
    Tomara que dê tudo certo com seus exames.
    femininomoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Thay, obrigada linda, fico feliz que tenha gostado do post. Valeu pela força lindona.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  4. já tive anemia e é horrível... precisei tomar uns sucos bem estranhos que minha vó fazia, mas melhorei rapidinho x)

    Beijinhos linda,
    Blog Manias de Beauté! - Fan Page - Canal do Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Chris, concordo plenamente é horrível, os sucos eu tomo de vez em quando, mas vou confessar que detesto!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  5. Que história a sua heim, se cuida! Eu já tive e nunca mais voltou.
    Beijão!!!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii Cris, pode deixar que já estou me cuidando bonita e vou melhorar cada dia mais. Obrigada!!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  6. Eu tive anemia quando criança por duas vezes a primeira foi muito séria e fiquei internada mas não me lembro mais as causas, depois nunca mais tive problemas, tenho que me cuidar porque não gosto de feijão e raramente como, eu jurava que espinafre era fonte de ferro e é o que uso no lugar do feijão ainda bem que gosto rsrs, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Rose, tomara que eu não tenha complicações a ponto de me internar, acho que surtaria. Verdade espinafre é ótimo eu adoro e também como bastante, mas não consigo viver sem um feijãozinho bem temperadinho da mamãe, hummmm, deu até fome agora, hahaha...

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  7. Oi Leca!!!
    Eu nunca tive problemas com anemia não graças a Deus.
    Pois sou boa de boca e como de tudo um pouco como o nome do meu blog rsrsr #brincadeirasaparti#.
    Mais sinto muito por você ter esse problema de anemia,se cuida mesmo tá e principalmente se alimente bem com alimentos que possa ter os nutriente necessários para você está sempre saudável.
    Beijos com Carinho Sil.
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil, muito obrigada pela força lindona, estou na batalha constante, pode deixar que estou me alimentando bem e fazendo os exames periodicamente, assim que estiver pronto eu conto no que deu, hahaha... Vai ficar tudo bem, mas muito obrigada pela preocupação Sil!!!

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  8. ola lindona graça adeus nunca tive este tipo de problema ate mesmo pq me cuido sempre estou sempre fazendo exames e me examinando para que nao aonteça certo tipos de doença..bjaoo adorei post!!!
    companhia da beleza
    http://alineoliveiraaov.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aline, ahhh que bom!!! Fico feliz por você, mas infelizmente minha forma deu defeito e sai com uma anemia para cuidar, hahaha... Mas vai dar tudo certo, com certeza.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  9. Oi Alê!
    Vim aqui conhecer o seu blog e o que encontro? Vc falando de anemia... Pois é, eu também tenho.
    Descobri uma anemia muito, muito forte num exame de rotina. Fui à ginecologista e pedi um check up. Daí no exame de sangue... anemia, anemia, anemia. Meu índice de ferro era tão baixo que a médica falou em internação para transfusão de sangue! Imagina isso?? Então ela me indicou uma hematologista. Dois anos de tratamento e nada de descobrir a causa da anemia. Foi então que minha ginecologista resolver suspender meu ciclo menstrual (o que eu amei!) Foram 12 meses sem menstruar e sabe o que aconteceu? Não estou mais anêmica. A quantidade de sangue que eu perdia no ciclo menstrual, eu não conseguia repor com alimentação. Não quero mais ficar tomando tanto hormônio para suspender menstruação. Vamos tentar achar outra solução. Ela me falou em Oblação do Endométrio. Estamos estudando a possibilidade. Essa é a minha experiência com anemia. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Patricia. Eu também fiz esta suspensão menstrual e deu certo durante um tempo, mas como você falou estou um pouco receosa a ter que ficar usando hormônios assim direto. Eu já voltei no médico e vamos verificar como estão as taxas, quero ficar somente com remédios também, sem ter mais que suspender o ciclo.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  10. Oi Leca!
    Já tive anemia também, e durante muito tempo e sei como é horrível sentir fraqueza com o mínimo esforço físico, a preguiça que dá e tudo mais. O pior era ir ao médico e tirar 13 tubinhos de sangue cada mês! E parece que por mais que se coma bem, e tome comprimidos de ferro o trem não passa, sei lá é bem difícil de acabar com a anemia, né?!
    Boa sorte para você!
    Beijinhos!

    Prioridades Femininas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ludi, pois é amiga, é um horror e acho que durante todo o processo, fazer os exames e o cansaço quase que constante são os agravantes. Obrigada pelos votos e com certeza vou conseguir me livrar deste encômodo por completo, pelo menos estou trabalhando nisso, hahaha...

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Oii Hélen, obrigada linda! Fico feliz que tenha gostado.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  12. Super importante abordar o assunto...é sério mesmo e temos que cuidar, beijos
    http://vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2013/11/maquiagem-ofertas-da-mais-vaidosa-pra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ci, verdade temos que nos cuidar, muitas pessoas acham que ter estes sitomas é normal devido ao dia a dia corrido, porem é sempre bom dar uma pesquiasada a fundo.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  13. Belo post. Bem esclarecedor.
    Só lamento por ti. Espero que, se realmente não curar, consiga contornar a situação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio, fico feliz que tenha gostado do post. Ahh contornarei sim com certeza, mas estou tentando me livrar dela e se depender de mim eu consigo, hahaha...

      Abraços
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir
  14. Oi Leca, ja tive uma vez, mas faz tempo, depois nunca mais deu...
    Espero que o resultado dos proximos exames, estejam tudo certinho!
    bjao*
    www.lidiaklg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lídia, é eu não consigo me livrar e olha que me esforço bastante, mas vamos ver o que vou receber dos resultados. Muito Obrigada, se Deus quiser dará tudo certo.

      Bjokas
      Alê Leca
      Comunidade da Beleza.

      Excluir

Oii Gente, sua opinião é muito importante para mim. Porem seja cordial e gentil, comentários anônimos sem identificação e ofensivos não serão publicados. Este é meu espaço, então respeite-o. Bem-vindo as minhas Singularidades.

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Alê e suas Singularidades - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alê Leca.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo