13 de fevereiro de 2014

Sapato, sapato meu!!!

Olá Belas, bom dia a todas, agora são 09:51hs da manhã e eu te pergunto: Como estão seus pés hoje? Confortáveis? Expremidos? Doendo? Com bolhas?... Na verdade você sabe escolher o sapato correto sem prejudicar seu corpo? Hummm.... Sabia que nem a nossa tão amada Sapatilha escapa de nos causar dor ou deformidade? Não? Então, fique alerta!!

 Imagem retirada da internet.

Nosso corpo é resistênte a vários tipos de ações, sejam elas internas ou externas, porem ao longo do tempo sofremos as consequencias de todos os nossos atos, seja na má alimentação, no sedentarismo, na corrida exagerada em busca do corpo perfeito, entre tantos outros fatores e nos pés não seria diferente.

Todas nós mulheres AMAMOS sapatos, porem muitos estilos, formas e modelos podem causar estragos na estrutura do nosso corpo, isto inclui de dor nas costas a joanete, deformidade nos pés, calos, bolhas, sangramento, nervos atrofiados e etc...

De acordo com os ortopedistas o melhor calçado é o tênis que 'acolhe' melhor o pé e dependendo das funcionalidades do mesmo, amortecem o impacto e eliminam odores. Segundo os especialistas o estilo plataformas de bico fino são os piores que existem. Os melhores saltos são os que tem cerca de 2 a 3 cm de altura, porem outra perguntinha: Que mulher aguenta?

Salto Alto

  Imagem retirada da internet.

Quem resiste ao chame de uma mulher com saltos altos? O corpo fica mais esguio, as pernas torneadas e a postura bem mais elegante, porem esse tipo de calçado pode causar hiperlordose (acentuação da lordose, que é uma curva natural da coluna) e dor nas costas. Nos joelhos, pode ocorrer a chamada síndrome femoropatelar (dor na região da patela, também conhecida como rótula) e condromalácia patelar (machucado da cartilagem da patela), além do risco maior de entorse (distorção violenta que rompe os ligamentos de uma articulação), que gera ainda mais lesões.

No tornozelo, também pode haver entorse, machucando a cartilagem ou os ligamentos dessa região. Os prejuízos são sentidos ainda nos pés, o peso da pessoa fica no antepé, o que pode ocasionar metatarsalgia (dor na parte frontal do pé) joanete, calosidades, bolhas e retração do tendão de Aquiles. Por esse conjunto de problemas, a pessoa pode desenvolver algum tipo de desvio postural com o uso constante de salto. Também pode acontecer de os músculos isquiotibiais - aqueles que vão da perna até acima dos quadris - ficarem encurtados, gerando ainda mais sobrecarga na coluna.

 
Saltos Finos


Imagem retirada da internet.

Saltos finos demais desequilibram dando instabilidade ao corpo. Esse salto pode provocar os mesmos transtornos do salto alto, além de agravar ainda mais o entorse de joelho e tornozelo.

Sapatilha


Mega confortáveis, porem com algumas restrições de uso. Ela não tem sistema de amortecimento, o que aumenta o impacto ao caminhar. O excesso de impacto pode gerar consumo de cartilagem de quadril, joelho, coluna e tornozelo, porque ocorre uma sobrecarga de impacto nessas áreas, o uso excessivo da sapatilha também pode gerar inflamação no tecido gorduroso que reveste o calcanhar, chamado de coxim gorduroso do calcâneo. Além disso, por ser baixinha demais, a sapatilha pode causar dores no tendão de Aquiles e fascite plantar (o famoso esporão), para quem não tem muita flexibilidade. Para quem ainda não se acostumou com o alongamento que este tipo de sapato exerce nas pernas a dica é usar modelos com saltos de 2 a 3 cm para que o pé fique ligeiramente inclinado, outra alternativa é colocar palmilhas com silicone ou espuma.

Rasteirinhas

Imagem retirada da internet.

Embora também seja eleita como confortável este calçado é baixo demais e é bem similar a sapatilha quanto aos problemas que exerce. A rasteirinha também aumenta a incidência de entorse de joelho e tornozelo e quedas, já que se prende facilmente em qualquer irregularidade do chão. Para aliviar os problemas, a solução é a mesma da sapatilha, procurar um sapato com salto pequeno ou com mais amortecimento.


Salto Plataforma ou Meia pata.


Ahhhh são os que mais amo!!! O sapato meia pata é um dos piores: acumula os prejuízos de ser alto demais - lesões na coluna, joelho e tornozelo e é muito instável, já que eleva tanto a parte da frente quanto a parte de trás do pé e aumenta o risco de torções. Essas torções costumam ser bem graves, já que com esse tipo de sapato, o pé costuma ficar muito acima do chão.  

Bico Fino

Imagem retirada da internet.

O famoso 'Mata barata nos cantinhos' (rs). O scarpin de bico fino é chique, mas seus pés podem sofrer com essa elegância. Esse sapato não deixa espaço para os dedos e pressiona-os demais, causando deformidades, tais como calosidades, bolhas e o famoso joanete. Os ortopedistas aconselham que os sapatos de bico fino sejam substituídos por aqueles de bico mais alargado, principalmente se a pessoa tiver tendência a desenvolver joanete. 

Fique de olho na Numeração


Chega de sofrer para ficar bonita!!! Um sapato com a  numeração menor que a sua aperta, machuca, causa bolhas e as vezes nem conseguimos mais andar com eles. Sapatos com a numeração maior que a sua saem do pé, causam instabilidade, atrito, dor, incômodo e ruptura nos nervos devido a força dos pés para mantê-lo fixo.

Um exemplo de mau uso dos sapatos altos foi o que deu a apresentadora xuxa a alguns dias atrás na TV. Devido ao constante uso do mesmo ela adquiriu uma Sesamoidite no pé esquerdo, isto é uma inflamação em dois ossos localizados na parte da frente do pé. A estrutura dos sapatos exerceram grande pressão na área, causando muita dor, inchaço e calos. Parte do tratamento que a apresentadora fará consiste em NÃO usar saltos por no mínimo 6 meses.

Eu já usei muito salto alto, porem mesmo contra a vontade alternava com sapatilhas e rasteirinhas. Com a vinda da minha área para o Centro da Cidade do RJ confesso que as rasteirinhas e sapatilhas tem sido companheiras, mas de vez em quando não resisto e coloco um salto. E você, como tem andado ultimamente??

É isso meninas, espero que tenham gostado do post e até o próximo.
Bjokas
Alê Leca
Comunidade da Beleza.

29 comentários:

  1. acho q nao tem mulher q resiste um salto mas são òtimas alertas amiga!!bjao otimo dia!!!!
    companhia da beleza
    http://alineoliveiraaov.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê.
    Adorei o post.
    Apesar de sapatos ser uma das minhas grandes paixões, eu sofro um pouco com o desconforto de alguns.
    Bjos A Moda In Foco

    ResponderExcluir
  3. Esse preto na foto do salto fino é demais. Adorei, você encontrou meu ponto fraco...kkk
    Curte minha página lá no face se puder, já curti a sua é claro.
    Beijos
    Marilia- www.pitacosdamarilia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo sapato de salto e sei o quanto faz mal :( Mas…nao consigo ficar sem…sou muito baxinha :) O que eu faco e sempre revezar o tamanho do saltos. Nao uso muito rasteirinhas e sapatilhas, me doi as costas. Adorei o post, super explicadinho :)
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  5. Muito bom essas informações, eu já usei todo tipo de salto, mas hoje não aguento mais rsrsrs, porem uso quele tipo que parece uma casa de sorvete, esqueci o nome agora que deve ter no máximo 5cm, e de preferência que sejam acochados por dentro. Beijos

    http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ninguém resisti né, mas acho que temos que usar moderadamente tanto os sapatos de salto quanto as sapatilhas, porque os dois em excesso prejudicam. No dia a dia uso sapatilhas e rasteirinhas, e pra sair uso salto tenho de vários tamanhos e alterno. Amei o post flor, bjs http://bolsadeboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leca.
    Adoro usar sapatilha e rasteirinha, mas como o conforto que um bom tênis não tem igual né. Confesso que eu só uso sandália ou sapato com o salto no máximo 5 cm, se ñ meus pés doem tanto que não aguento hehehehe
    Amei seu post, está bem explicadinho.
    Bjus
    Jaque

    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  8. eu amo salto alto, e sapatilha :DDD

    BEEIJOS, http://moda-e-magia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai Leca que post triste! rs
    Eu não sou mt fã de tênis, mas não existe nada melhor no quesito conforto, apesar desse calor. :P
    Eu jura que plataforma não prejudicava a saúde.
    Eu amo um bom salto, mas tenho problema de má circulação, então sofro um pouco, mas não dispenso.
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Poxa Leca, esse post é realmente um alerta para nós que adoramos saltos (eu né?)
    Não uso muito rasteiras e sapatilhas não tenho nenhum!!!
    O que faço é optar pelas Anabelas para o dia a dia, os mais altos e mais finos é só em ocasiões mais específicas.
    Bjs*
    lidiaklg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Leca!!
    Eu gosto muito de salto porém para sair...no dia a dia costumo usar rasteirinha,tênis ou sapatilha ando demais amiga ás vezes para pegar condução quando meu maridinho não me pega no trabalho oh vida rsrsrs!!
    Amei esse post os meia patas acho um charme!!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu uso bastante rasteirinha e sapatilha,
    mas sofro de dor no pé esquerdo :/
    Adorei o post !
    Beijos ♥
    http://www.pincelrosa.in/

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse post, ando com dores que chama de esporão e acho que é por uso de sapatilhas,pois com criança é a opção mais segura,não sabia que podia causar estas dores até ler seu post,tem doído muito com certeza está inflamado,bjs boa quinta feira.

    http://www.donadecasatambemsearruma.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/
    http://literalmentelivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi lindona!
    Eu já usei com mais frequência os saltos altos, mas agora tenho preferido os mais baixos e as rasteirinhas mesmo. Sinto minhas pernas cansadas quando uso esses altos sabe :)
    Amiga Tem post falando de um assunto sério hoje no meu blog: A Hiperatividade. Você sabe o que é? Como identificar e tratar? Você sabia que há adultos Hiperativos? Então bora lá no blog conferir! Aguardo sua visita e seu comentário lá :)
    Beijinhos e Sucesso pra você querida!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Maldade!!! Quem resiste né? Esse com certeza é um pecado de 9 entre 10 mulheres ... Sapatos!!! Já comprei um sapatilha roxa porque achei o preço bom rs mas ela é bonitinha de tecido rs Por ser meio baixinha sempre usei saltos , mas o meu pé é meio manhoso hoje o sapato está perfeito no meu pé passo um tempo sem usa-lo e depois me incomoda parece até que não é meu rs já dei vários por esse motivo. Por incrível que pareça nunca tive um calo, mas um bolha d'agua no calor e vermelhidão uiii já tive sim. Vaidade feminina é fogo!

    As aventuras de uma recém-casada em outro país.
    http://lisa-more.blogspot.ch

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse segundo salto e as sapatilhas :)

    Adorei o post e as dicas :D

    http://docemakesfraan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Sou apaixonada em salto,porém não uso muito.Os amores da minha vida e que lógico uso mais são a rasteirinha e a sapatilha..tênis eu nem tenho,acredita?
    De tanto usar chinelo,me apareceu uma deformidade no vão dos dedos #chatiada kkkk
    Muito bom post,ajuda muito mesmo!
    Bjim
    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Post perfeito, eu quando uso sapatinha sinto mais dor do que se estivesse usando com saltinho, não aguento usar salto maior que 3 cm que meu corpo doi como se estivesse sido atropelada por um rolo compressor. Não gosto de usar em excesso rasterinha e nem sapatilhas, sempre é um soltinho de no maximo 3cm e tem que ser flex.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  19. hahaha, quando criança eu usei por quase três anos uma malditas de umas botas ortopédicas para corrigir problemas de perninhas arqueadas (eu era uma garrincha de saia, tirando a agilidade com a bola) e era terrível, sentia muitas dores, meu pé é muito feio e hoje costumo usar sempre uma rasteirinha porque se uso salto dói tudo"""

    ResponderExcluir
  20. Por causa do meu trabalho acabo usando muito rasteirinhas e sapatilhas e já acostumei e me sinto muito bem com elas. Dependendo do local onde vou fora do trabalho uso salto alto mas não gosto muito dos finos prefiro salto quadrado, tanto pelo conforto como estética, acho mais bonito, bjs

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Leka!
    Eu amo saltos (por mais desastrada que seja) eu não vivo sem! Assim como você eu amo as plataformas - os sapatos mais bonitos são esses né?!
    Porém ultimamente tenho usado bastante o salto block, que é um pouco mais baixo, salto grosso, sabe? Estou gostando muito de trabalhar com ele, já que é muito confortável, baixo e ajuda na minha postura.
    Gosto muito de salto pois sou baixinha e como eu "to podendo" né, tenho que usar mesmo kkkkkk, mesmo assim para a faculdade não uso outra coisa a não ser sapatilhas e rasteirinhas.
    Gostei muito da ideia do seu post, esclareceu dúvidas e aprendi novas consequências de iutilizar sapatos desfavoráveis a seu corpo, vou mostrar este post para a minha mãe, pois ela é alta de natura e não desgruda do salto! kkkkkk
    Beijinhos flor!
    http://carolinagaspars.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Alê, adorei o post. Acho muito lindo os saltos altos, mas não consigo usar por muito tempo, ainda mais que tenho desvio na bacia e na coluna, pensa! Uso só em caso de festas mais elegantes que pedir vestido longo. De resto uso sapatilhas, que amo e rasteiras....mas mesmo assim a maioria é desconfortável! Parabéns pelo post, muito explicado!
    Bjs
    http://todaprincesamerece.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Amei o post!! Por mais que doa a maioria das mulheres não abrem mão dos saltos né? Dão uma elegância a mais eu amo, mas curto muito sapatilhas.
    super bjux

    ResponderExcluir
  24. Oi Alê,

    Amei o seu post!

    Você explicou tudo muito bem! Ficou super bem detalhado! Amei!

    Confesso que também sou louca por sapatilhas, mas um salto alto no fim de semana dá aquela valorizada né?rsrs

    Bjinho
    Carol
    http://www.falandotudoeumpoucomais.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi flor tudo bom acabei de conhecer seu blog e amei ta lindo...te desejo muito sucesso, adorei seus posts vc é muito fofa bjus Ci
    http://cibelefloriano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Saltos são tudo de bom, mas hj nao aguento mais.. prefiro as sapatilhas, mas aquelas que passam o meu numero pois ficam ainda mais confortaveis... So uso salto as vezes quando vou algum tipo de evento que necessite estar bem mais elegante..
    Bjos

    http://vaidosaborboleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Lecaaaaaaaa,

    Primeiro vale ressaltar que eu sou loucaaaa por sapato e muitas vezes compro por prazer!! ainda tenho alguns que nunca usei!! A louca mesmo!! rs

    No meu dia a dia eu opto por sapatos mais confortáveis como sapatilhas e em linha confort que possuem sistema de amortecimento e são mais macias!! os saltos eu uso em festas ou quando vou sair pra algum evento que não irei andar e ficar muito tempo em pé!! Infelizmente eles nos fazem mal mas hoje o mercado já oferta bastante opção confortável e anatômica para trabalharmos elegantes sem comprometer a saúde!! Ainda bemmmmmm!! =)

    Bjão,
    Pri
    pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Meu Deus, desse jeito eu vou começar andar descalça hahah
    Eu amo sapato alto, mas não uso muito, confesso que sou mais de sapatilhas e botas.
    Tudo causa problema, menos o tênis que é o mais feio de todos haah, quem aguenta ficar sempre com isso?
    Super informativo Leca!
    Beijinhos!

    Prioridades femininas

    ResponderExcluir
  29. Ótimas dicas!
    Faz um tempão que não consigo usar salto!
    Beijos

    ResponderExcluir

Oii Gente, sua opinião é muito importante para mim. Porem seja cordial e gentil, comentários anônimos sem identificação e ofensivos não serão publicados. Este é meu espaço, então respeite-o. Bem-vindo as minhas Singularidades.

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Alê e suas Singularidades - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alê Leca.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo