21 de outubro de 2014

Meu Livro: Retomando projetos adormecidos.

Olá pessoal, bom dia a todos! Hoje venho compartilhar com vocês uma de minhas grandes paixões, a leitura. Não vou muito pelo lado do romantismo, meu estilo é mais "obscuro", gosto dos livros de suspense, mistério, terror, contos policiais e a famosa literatura Americana e seus seguimentos como Vampiros, Lobos, Anjos e afins... 

Meu envolvimento vai além do que somente folhear as páginas e aumentar mais meu vocabulário... Também escrevo. Acredito que muitas não saibam, mas já faz um tempo que terminei meu "livro", (Eu poderia contar aqui o porque comecei a escrever, mas não vou me atentar para este fato agora.) e estou relendo todo ele novamente, porem confesso que eu não sou a pessoa mais indicada para isso, pois estou sempre corrigindo erros, reformulando frases, colocando pingos em "is" e buscando sentir o que escrevo...

Para nós que somos "escritores" iniciantes e independentes esbarramos em várias dificuldades na hora de almejar a tão sonhada publicação. Precisamos mostrar conteúdo, não escrever mais do mesmo, inovar e envolver. Me lembro que a um tempo atrás contactei algumas editoras, obtive retorno porem a proposta não foi boa, sabe quando ela visa mais o lado deles que o seu? Bem por ai... Outras até se interessaram pelo projeto, porem não me deram garantia de publicação "Manda a prévia que agente discute depois" Se a obra não é registrada como a minha corre aquele medo nas veias...

Não tive a ajuda de ninguém, este é um projeto somente meu, porem tive o apoio meio que lá e cá do meu namorido e da família (PS: Eles não gostam do assunto abordado, rs). Consegui algumas parcerias como críticos, professores de português e amigos (estes não contam...) Mentira!!! Contam sim, pois se eles não aprovarem, qual o leitor que aprovará?

Prévia da minha capa...


Vou iniciar uma série de dicas para quem quer começar seu projeto assim como eu comecei:

Dica n°1 - Sem uma história definida, não há livro que comece. Sobre o que quer falar? Que história quer contar? Quem serão seus personagens e o que acontecerá com cada um deles? Por mais incrível que pareça é preciso já ter um rumo a tomar e desenvolve-lo do que escrever e ver o que acontece.

Dica n°2 - Passe tudo para o papel, faça um checklist: Onde começará, como começará, o lugar que se passará a história e o mais importante de tudo "o fim da trama", se você não souber como termina, vai se enrolar em suposições de escritas sem fim e nunca chegará a um ponto final, pois sempre mudará o rumo da história. O Fim do livro tem que ser bem definido, a surpresa e as sensações são somente para os leitores, não para você.

 Dica n°3 - Enriqueça sua história de detalhes são muito importantes, lugares, personagens, acontecimentos, faça seu leitor "viajar", pesquise, não fale a esmo ou sobre o que não entende.

Dica n°4 - Releia SEMPRE, verifique o que esta faltando, se esta fazendo sentido, se esta sendo agradável a leitura e se você consegue imaginar o que escreve.

Dica n°5 - Resumo não é a história, não escreva usando o seu resumo como começo, escreva baseado nele, muitos começam a escrever a partir do resumo e se perdem no meio dos capítulos, pois lá no começo mostraram tudo o que deveriam esconder. OBS: O resumo não é para o leitor e sim para você, guarde-o ele é de suma importância durante todas as etapas do seu livro.

Dica n°6 - Iniciando a escrita, ESQUEÇA os "Era uma vez...", "Tudo começou em..." e assim por diante, isso mostra amadorismo, o melhor é prender o seu leitor já na 1° frase ou palavra do seu livro. Use a imaginação e permita-se, crie e pense!!

Dica n° 7 - Quem esta contando a história? Você a partir da sua visão, ou seja, na 1° pessoa ou haverá um narrador e este escreverá contando sua história, ou seja, na 3° pessoa? Cuidado com as alterações de passado e futuro, cuidado com os verbos e principalmente cuidado com a maneira de escrever. Se você conta a história na 1° pessoa, você a esta vivendo, então não sabe tudo o que vai acontecer... Se a história esta sendo contada a partir de um narrador, ele sabe de tudo, o que aconteceu, o que acontece e o que vai acontecer.

Por hoje é só, espero que tenham gostado das dicas e até o próximo post!!
Bjos Alê Leca.

50 comentários:

  1. Suas dicas são ótimas,agora é só por em prática,quem sabe não me animo,rs.beijokas mega
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Megapea Cima, tomara que te animes a escrever, adoro ver novas ideias surgindo...

      Bjos Alê Leca.

      Excluir
  2. Oi Alê!
    O apoio da família sempre é muito importante mesmo! E óh, estou achando o máximo isso, estou na torcida pra tudo se concretizar!
    Super beijo!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cris, pois é mesmo contra a vontade e não gostando do tema, eles me apoiaram sim!! Fico feliz que tenha gostado e agradeço muitooo pela torcida!!!

      Bjos Alê Leca.

      Excluir
  3. Amiga eu não sabia que você escreve livro ! Antes eu tinha uma vontade enorme de ser escritora , mas nem sempre tive tempo para escrever :( Te desejo tudo de melhor nos seus novos projetos e que tudo que você planeja seja tirado do papel do jeitinho que você deseja , você mais que ninguém merece tudo de melhor sempre , te admiro muito , eu amo livros , porém tenho poucos rs , quero um dia ter a oportunidade de ler um livro de sua autoria <3

    Beijoos !

    http://oivaidosa2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine minha linda!!!! Ahhh tenho alguns segredinhos escondidos na manga, rss!! Obrigada amiga pelos votos lindos me fez de ♥ te agradeço demais. Você é uma pessoa especial lindona, conserve sua simplicidades gosto muito de ti!!! Quem sabe um dia te dou o meu exemplar de presente em??!!

      Bjos Alê Leca.

      Excluir
  4. Parabéns pela iniciativa de escrever um livro.
    A leitura é tudo. muito importante.
    Espero ter ver bombando um dia e seu livro ser mostrado na vitrine do Faustão!! rsrsr

    Bjus
    http://blogsopmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dayane, era um dos meu maiores sonhos!! Tomara que tenha um espacinho ao Sol, se já tiver estarei feliz!!

      Bjos Alê Leca.

      Excluir
  5. Nossa flor parabéns pela vocação que der tudo certo, depois posta falando o que incentivou a escrever. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz de ♥, posto sim pode deixar!!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  6. Leca, estou super ansiosa para esse livro começar a ser vendido... vai ser um sucesso.
    Adorei as dicas para quem quer começar esse projeto.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jaque, ahhh eu também estou em uma ansiedade só, me imaginar em conseguir a editora para publicá-lo já é um sonho, Deus te ouça!! Rss...

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  7. Nossa parabéns ainda quero ler seu livro...Adoro ler..Bjokas
    http://docemell20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Chirlei!!! Quem sabe o sonho se concretize né, seria uma vitória para mim!! Tomara que um dia chegue a ler...

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  8. Sabe a impressão que tenho é que os autores no Brasil não são muito valorizados, o que é um pena!
    Gostei de saber desse seu dom e pelo gosto de livros mais punks eu já curto ais um romance água com açúcar rsrsrs
    Boa sorte viu!!!!
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Shai, também tenho esta impressão, os escritores brasileiros não são bem aproveitados e isso faz com que muitos desistam. Obrigada de coração!!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  9. Ale eu não sabia que você escrevia, isso torna o meu presente ainda mais especial porque veio de alguém que além de amar a ler ainda escreve!! Demais! Parabéns flor, eu imagino o quanto deve ser difícil, porque quantas vezes a gente lê livros e diz "esperava mais" rsrs Imagina para quem está começando e tem que ter todos esses elementos de envolver, de ser interessante e ainda, dar aquele gostinho de quero mais! É muita responsa rsrs Mas não se deixa não, uma hora vem e quando você menos esperar. Eu quero o meu autografado heim kkkk adoro livros de terror de suspense e de tudo que é diferente! Vou amar o seu =D


    Bjs
    Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tamara, pois é, guardei a sete chaves este segredinho para não expor até a história estar terminada!! Obrigada pelo Parabéns Tami!!! Pois é, não é nada fácil criar uma história que prenda a tenção das pessoas, tive que ler muito e estudar bastante, porem segundo os críticos consegui!!! Quem me dera poder pelo menos publicar, rsss... Se acontecer pode ter certeza que autografarei e ainda vou dedicar, hahaha!!! Obrigada novamente lindona!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  10. que maravilha que vc está escrevendo um livro, vou querer ler hein.
    Achei ótima as dicas para quem quer começar a escrever um livro também.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Drii, ah se Deus quiser e eu conseguir publicar, rsss!!! Fico feliz que tenha gostado das dicas, estamos aqui para tentar ajudar né. rs!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  11. Achei muito complicado pra mim que não sou muito dessa area , mas pra quem gosta é demais ! Boa sorte amiga . E você esta de parabéns !!! sucesso pra ti.


    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Geri, Rss!! É um pouco complicadinho sim, mas como você mesma falou, para quem gosta é bom demais!! Agradeço muito os votos de boa sorte e sucesso!!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  12. Oi Alê! Nossa, eu não sabia desse seu lado escritora! Quando eu era adolescente eu tinha vontade de escrever um livro, porque me saia muito bem nas redações da escola, mas depois que criei o blog, me sinto realizada e esse desejo passou! Te admiro por ter levado isso até o fim, pois não é nada fácil manter esse foco! Torço para que consiga publicar sua obra e quando isso acontecer, conta pra gente! Beijos!

    http://www.bloginfobeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lindona, tenho muitas facetas escondidas, rss!! Acredito que todo mundo tem este tipo de sonho né, mas com o tempo vai deixando de lado, eu levei a frente pois era mais que um sonho, vamos ver se tenho a graça de publica-lo, se acontecer conto aqui pode deixar!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  13. Não sou de escrever mas suas dicas com certeza irá ajudar muita gente que quer começar. Apoio da família é importante em tudo na nossa vida. Bjs! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bem me Kero, fico feliz que tenha gostado das dicas, realmente espero poder ajudado a quem esta na batalha como eu... Ah e com certeza, família é tudooooo!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  14. Dizem que todos nos deveriamos ter um filho, escrever um livro e plantar uma arvore durante a vida, ne?! Eu nao fiz nenhum deles ainda, mas como escrevo diariamente no meu blog, acabo considerando o meu "livro". Patabens pelo seu projeto e que voce colha muitos frutos bons dele. Concordo com tds as suas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giuliana, hahaha eu comecei pelo livro, mas ele foi um projeto que evoluiu junto com o Blog então dá para ver amo escrever mesmo né! Muito obrigada, com certeza colherei frutos seja lá da maneira que for!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  15. Oi Leca,
    Tenho uma colega que é escritora ela até já escreveu algumas vezes lá blog. Não é nada fácil essa caminhada mas nunca desista. Tenha como exemplo essa minha colega ela já está a tanto tempo e hoje ela se encontra com o livro vendendo no e-book online com suas leitoras queridas que lhe mandam até presente e cartinha dizendo que amou o livro. Ou seja nunca desista dos seus sonhos e enfrente as dificuldades. Minha escritora linda coral e oncinha. Rs
    Bjão
    Pri
    Www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Prii!! Pois é, é um caminho bem árduo, não vou desistir de jeito nenhum, aos poucos e se for a vontade de Deus consigo... Quem me dera pudesse ter mesmo este título fixo, seria tudo de bom!!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  16. Alê que maravilha,sou amiga de um escritora OMG e lógico que já me tem como leitora!!!!
    Estou aqui torcendo para que tudo se concretize ♥ com muito sucesso!
    As dicas são ótimas,mas eu sou a pessoa que só lê kkkk escrever não é meu forte kkk
    Bjim

    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lo!!!! Ahhh que linda e quem me dera, hahaha... Muito obrigada Lo de todo o meu coração ♥♥♥. Fico feliz que tenha gostado das dicas também, espero que ajude alguém a não ficar tão perdida como eu no início, rss!! Espero que um dia possas ler o meu, olha que chic!!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  17. Eu também não curto romances, adorooo um suspense, é muito bom.
    Confesso que leio muito pouco, gostaria de ler mais, estou com um livro há 2 meses na cabeceira da cama e se li 3 folhas foi muito :/ Preciso me organizar mais para este fim.
    Adoro projetos, SUCESSO nessa nova empreitada! :3
    Beijão <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Wal, pois é açucarados demais para mim, ops para nós né!!! Ah mais é assim mesmo, as coisas vão acontecendo e tomando nosso tempo!! Muito obrigada pelos votos de sucesso!!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  18. Ótimas dicas mas eu não levo o menor jeito para escrever.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mah, obrigada!! Que bom que gostou, rs!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  19. Que legal!
    Sucesso!!
    Sempre passa pela minha cabeça escrever um livro...
    Suas dicas são muito legais, a questão é tempo para eu colocar em prática
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Adriana, muito obrigada linda!! Espero que um dia as aproveite para escrever o seu...

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  20. Oi amiga!
    Adorei as dicas e qdo li sobre as propostas das editoras, me fez lembrar as propostas que a gente recebe nos blogs.
    Adorei o seu lado escritora, eu gosto de escrever, mas não sou mt fã de ler, porém o seu eu leria com prazer.
    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Friend!!! Ah com certeza sempre visando seu próprio lado né?! mas fazer o que... faz parte!!! Ahhh obrigada minha linda, saindo o meu te mando autografado!!! Rss...

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  21. Achei interessante as dicas. São muito boas, o português correto é primordial e conta muitos pontos em conjunto com uma ideia bem definida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Preta, que bom que gostou! Com certeza o primordial é o Português correto, a idéia é desenvolvida depois, porem o português errado fecha todas as portas.

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  22. Oi
    Excelentes dicas, meu sonho quando adolescente era publicar meus livros que eu mesmo escrevia. De vez em quando ainda os leio pra ver se tomo coragem de colocar meu sonho em prática!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciane, que bom que gostou das dicas! Ah se joga, quem sabe não se é descoberto um talento adormecido em?!

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  23. Oiee Leca!
    Que maravilha amiga ser escritora é ter um talento incrível tem que gostar muito de ler e escrever e isso você demonstra através dos seus posts claramente bem explicados!
    Nossa estou torcendo muitooooo por você que seu livro seja lançado pois eu com certeza vou adorar ler!
    Beijos amiga fica com deus!
    Sil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sil amiga linda!! Muito obrigada pelos elogios... Se Deus quiser e estiver escrito vai mim conseguirei publicar, não vejo a hora na verdade, mas sei esperar o tempo de papai do Céu!! Espero que goste da história...

      Bjos Alê Leca

      Excluir
  24. Faço também o estilo mais obscuro... hehe amo terror, suspense... Acho incrível..
    Que bacana, Alê... não sabia que era escritora... deve ser incrível escrever um livro, mas realmente, complicado para nós mesmas revisarmos os textos...
    Minha mãe é escritora... ela escreve contos, poemas... Morro de rir com os textos dela... ela é meio cômica, sabe, mas também escreve sobre temas como mistérios e romance.
    Quando novinha, sempre gostei muito de escrever, mas nunca pensei em escrever um livro.
    Acho lindo... amei os passos... E estou doida para ver seu livro nas prateleiras <3

    Beijinhos,
    http://www.julianefreire.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ju, sua lindaaa!!! é o seguimento que mais amo também, nada muito açucarado me atrai, rs!!
      Pois é revisar texto é horrível, sempre acabo mexendo um pouco daqui e dali e quando vou ver não tem mais fim... Muito legal saber disso Ju, sua mãe deve ser um barato, gostaria de ler algo dela, quem sabe um dia virei aqui e dizer "Gente Publiquei meu livro" Olha que loucura!!! Só Jesus!!! Muito Obrigadaaaa...

      Bjoas Alê Leca

      Excluir
  25. Oi Ale,

    Ótimas dicas! Também trabalho em um projeto assim e achei super válidas as dicas que você deu!

    Muito sucesso em seu projeto! Doida para comprar e pedir seu autógrafo!

    Bjinho
    Carol
    http://www.falandotudoeumpoucomais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Carol, Que bom que gostou lindona e espero ter ajudado no seu projeto também!!!

      Bjos Alê Leca

      Excluir

Oii Gente, sua opinião é muito importante para mim. Porem seja cordial e gentil, comentários anônimos sem identificação e ofensivos não serão publicados. Este é meu espaço, então respeite-o. Bem-vindo as minhas Singularidades.

Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Alê e suas Singularidades - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Alê Leca.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo